Avançar para o conteúdo principal

Pois é ...

o facilitismo do digital chegou à fotografia pinhole. Se até um programa já existe que proporciona uma apresentação tipo "pinhole" às fotografias porque não fazer fotografia com uma câmara digital. Acho bem, mas não vou por aí. Venham as fotos com telemovel. Alguém gritará "ISSO NÃO". Venha o Preto e Branco Digital, alguém repetirá o mesmo grito "ISSO NÃO". Venha isto e mais aquilo e alguém gritará o mesmo berro. Mas de pouco servirá, porque muitas vozes abafarão o grito e gritos abafados ecoam por muitos lados sem alguém que os ouça. Apenas direi sei que não vou por aí. Demasiado fácil, ligeiro, preguiçoso, tornar-se-há vulgar. Não o desejo, se pudesse construía, mais e mais latas, caixas, caixinhas e faria viragens, solarizações, impressões Platina/Paládio, Carvão, Goma Bicromatada, Albúmen o que mais me fosse possível eu faria. Mas pinholadas digitais essas não.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fotografia Estenopeica - O Livro

  Tive um parto relativamente fácil. Dei à Luz uma proposta de livro.  Sim, proposta. Quando nascemos somos apenas proposta de gente. Foi o que aconteceu neste parto. Uma proposta de Livro Em breve aparecerá em papel

CPF - PERCURSO DE LUZ

CPF FOTOGRAFIA ESTENOPEICA - PERCURSO DE LUZ Todo um trabalho, que não exposto na totalidade

CPF - um caminho percorrido

 Um trabalho desenvolvido em plena pandemia e protegido e favorecido pela ausência de visitantes, facilitou a recolha de um vasto conjunto de imagens com a técnica proposta pela simplicidade que um estenopo propõe. A Fotografia Estenopeica como técnica de recolha de imagem permitiu um olhar sobre o percurso da Luz no interior da Antiga Cadeia da Relação no qual estão instalados os serviços do Centro Português de Fotografia e que dado a conhecer através de palestra integrada no Dia Mundial da Fotografia Estenopeica em 2022 mostra-se agora, através de exposição integrada no 10º Festival Internacional de Fotografia de Avintes - Instantes.