Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2009

30X40 - A Primeira Fotografia

Esta é a primeira Fotografia Estenopeica realizada com a câmara 30x40. Corresponde ao 2º teste efectuado. O tratamento foi efectuado com produtos “Ilford”. O suporte utilizado foi o papel “Kentemere – Art De Luxe 2”. Caracterizado por uma superfície texturada, com uma gramagem de 175g/m2 e com uma emulsão baseada em bromo-iodeto de prata é adequado à obtenção de impressões “Fine Art” de Alta Qualidade. O positivo foi obtido fotografando o original, com a câmara Nikon D200, e positivada no programa ACDSee Pró 2.5. Está autorizada a reprodução desde que mantida a actual apresentação e identificação. ............................................ This is the first pinhole photograph taken with the camera 30x40. Corresponds to the 2nd test. The treatment was carried out with products "Ilford". A heavier Art surface with greater surface texture on a luxury 175 g/m² weight base. This paper, with its supercoated bromo-iodide emulsion, is particularly suited to large display/portfolio

A Propósito do "Worldwide Pinhole Photography Day"

Com esta fotografia, Raquel Jorge, Sónia Niza e Luís Inácio Davam os primeiros passos ao encontro da Fotografia Estenopeica.

Worldwide Pinhole Photography Day IV

Uma fonte, percebe-se. Quase duplicada. Quase estereoscopica. Ensaio, tentativa, agradável de ver. Praticando se busca a perfeição.

Worldwide Pinhole Photography Day III

Entre a menor prática do tratamento laboratorial e o domínio da tomada de vista, Camila Sá dá-nos uma proposta quase fantasmagórica de uma realidade para descobrir.

Worldwide Pinhole Photography Day II

Nesta fotografia Raquel Jorge explorou bem o impacto que o primeiro plano produz no trabalho por si realizado. Umagradável começo.

Worldwide Pinhole Photography Day

Nós aqui somos mais rápidos, que no Worldwide Pinhole Photography Day. Somos menos e por tal aqui ficam as fotos dos que connosco partilharam um interessante dia. Aqui a apresentação de alguns trabalhos realizados no decorrer da sessão de trabalho realizada ao longo do dia. Foto de André Lima. Um primeiro contacto com o processo laboratorial associado à construção da sua própria Câmara Estenopeica. Uma experiência para continuar.

Worldwide Pinhole Photography Day

Para um acesso directo à "galeria" dos pinholeiros de Portugal http://www.pinholeday.org/gallery/2009/index.php?formType=list&f_action=refresh&Country=Portugal&Province=&City=&groupname=&searchStr =

O "artephotographica" esteve por cá

http://artephotographica.blogspot.com/2009/04/comemorar-o-f-uro-pratica.html

Worldwide Pinhole Photography Day

Esta é a minha foto, colocada à momentos.

Pois é ...

o facilitismo do digital chegou à fotografia pinhole. Se até um programa já existe que proporciona uma apresentação tipo "pinhole" às fotografias porque não fazer fotografia com uma câmara digital. Acho bem, mas não vou por aí. Venham as fotos com telemovel. Alguém gritará "ISSO NÃO". Venha o Preto e Branco Digital, alguém repetirá o mesmo grito "ISSO NÃO". Venha isto e mais aquilo e alguém gritará o mesmo berro. Mas de pouco servirá, porque muitas vozes abafarão o grito e gritos abafados ecoam por muitos lados sem alguém que os ouça. Apenas direi sei que não vou por aí. Demasiado fácil, ligeiro, preguiçoso, tornar-se-há vulgar. Não o desejo, se pudesse construía, mais e mais latas, caixas, caixinhas e faria viragens, solarizações, impressões Platina/Paládio, Carvão, Goma Bicromatada, Albúmen o que mais me fosse possível eu faria. Mas pinholadas digitais essas não.

Hoje Foi O Dia - II

Por vezes o autor do "blog" passeia em outra dimensão

Hoje Foi O Dia

Pois foi, pelo azimute ainda é, mais a ocidente. Por cá não chegou à dúzia os que foram ao IPF mas o grupo funcionou e deu resultados. Estou satisfeito? Não queria mais. Tu ficaste em casa. Seria bom que tivesses aparecido. Espero por ti em próxima iniciativa. Nesta fotografia de André Lima e Camila Sá verificaram que é possível produzir uma imagem com interesse utilizando uma pequena caixa de chá.

A Fotografia Estenopeica na Revista Sábado

O regresso das fotografias pinhole - um trabalho na revista Sábado. Permitam-me uma vaidadezinha.

30X40 - Conclusão

Ela aí está. Venham os acabamentos. Os testes. O controlo total. Os trabalhos. O tempo. A paciência.

30X40 - O Túnel Concluído

O túnel, que definirá o valor final de afastamento entre o bloco frontal e o bloco trazeiro e dessa forma o valor da Distância Focal, está concluído (?). Agora em secagem da cola que uniu as diferentes partes, aguarda a verifificação da sua total estanquicidade à passagem da Luz. Todas as partes serão verificadas e reparadas caso seja necessário. Os "grandes-mestres" ajudam a estabilizar as partes durante a secagem mantendo uma verticalidade mais ou menos ... perpendicular.

30X40 - Alguns Parâmetros de Trabalho

Utilizando a folha de cálculo proposta no endereço http://www.pinhole.cz/index.html da autoria de David Balihar , com a designação de PINHOLEDESIGNER 2.0 e que pode ser descarregada no endereço http://www.pinhole.cz/en/pinholedesigner/ . Obtivemos assim a seguinte informação Verifica-se logo que o estenopo utilizado não é o mais adequado, o diâmetro ideal seria 1,136 para uma distância focal de 650 mm. Não tenho possibilidades de tão grande precisão, mas acredito que os resultados serão agradáveis. Pela observação deste quadro melhor se entende as possibilidades que a ESTENO3040 nos proporciona. Um ângulo de campo um pouco superior a 42 graus.

30X40 - O Túnel ergue-se

O túnel que ligaragá a parte frontal à parte trazeira, ergue-se e irá definir a distância focal pretendida.

"From pinhole to print" - Um Livro para os interessados

Ficha Técnica Publisher: AlternativePhotography.com (2009) Printed by: GRAFIX centrum poligrafii, Poland Format: Paperback, 44 pages, black & white Size: 19x19 cm or 7.5x7.5 inches square Binding:Perfect bound ISBN: 978-91-633-4380-3 Website for more information and reviews: AlternativePhotography.com/PinholeToPrint.html E já agora mais uma informação o seu preço de capa é 29,50 dólares.

Sábado Estenopeico - II

O entusiamo é uma coisa fantástica. E Filipa Oliveira aproveitou bem o dia. Uns pequenos acidentes de percurso, umas exposições acidentais, mas o trabalho realizado é deveras interesante. Nesta estenopeica sem nenhuma intervenção, apresentada tal qual me foi enviada, imaginemos caras, narizes, o que quizermos. Representação do espaço envolvente ao Instituto Português de Fotografia, os trabalhos de Filipa Oliveira reflectem uma visão de uma amplitude que está para lá da realidade que fotografou. O formato utilizado, induzindo uma observação panoramica enfatiza os elementos representados.

Sábado Estenopeico

O trabalho desenvolvido no passado Sábado dia 18 começa a chegar. Algumas das fotografias enviadas por Mariana Fernandes. A chuva que assustou Mariana acabou aliada. Uma luminosidade suave permitiu um controlo mais efectivo do tempo de exposição facilitando a relação entre altas e baixas luminâncias. Favorecendo dessa forma a realização de um trabalho equilibrado entre as diferentes fotografias obtidas.

Uma Proposta

Descobri esta ligação no Pinhole Visions, deliciosa. Visitem http://www.stenoflex.com/ e deliciem-se com este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=L9o2K_4nQpk . Um produto de grande simplicidade e espírito prático. Uma caixa que no seu interior contém, um filtro de cor vermelha para ser utilizado sobre o telemovel transformado em lanterna de laboratório. Uma embalagem de revelador e uma de fixador. 10 fls de papel fotográfico e ... a caixa é a Câmara Estenopeica. E podem optar por uma apresentação de ... Luxo. Existe ainda uma proposta de recarga para uma utilização regular sem a necessidade de adquirir no câmara. A proposta de luxo apresenta-se em seis apresentações. Ligação directa ao espaço de apresentação e compra http://www.stenoflex.com/?page_id=10 Divirtam-se.

"PINHOLE SHOT - Uma Iniciativa na Invicta que desce a Lisboa"

Um êxito. Uma simpatia o pinholeiro António Gonçalves que nos mostrou o seu trabalho de muitos anos. Câmaras por si construídas com o cuidado de um mestre. Fotografias realizadas com uma notável expressividade. Um momento muito interessante para os que dedicaram algumas horas à prática da Fotografia Estenopeica. Um entusiasta grupo de jovens que se dedicou à preparação das suas Câmaras Estenopeicas e à realização de algumas fotografias a que o dia chuvoso obstou a um desenrolar mais profícuo.

Worldwide Pinhole Photography Day - Dia Mundial da Fotografia Pinhole

Assinala-se no dia 26 de Abril o Worldwide Pinhole Photography Day . O clube Buraco de Agulha e Instituto Português de Fotografia agendaram um encontro para comemorar este dia e divulgar a fotografia estenopeica. As actividades decorrerão entre as 10h00 e as 17h00 no IPF, em Lisboa, e abordarão os seguintes pontos: Introdução à fotografia estenopeica Razões do crescimento da prática deste processo de fotografia alternativa A rede e a fotografia estenopeica - O mundo através de um estenopo (furo) Adaptação de câmaras para a realização de fotografia estenopeica Construção/preparação de câmaras para a realização de fotografia estenopeica Tratamento laboratorial Mostra dos trabalhos realizados Mostra de diferentes câmaras Mostra de fotografia estenopeica Apresentação e publicação de fotografias no sítio Worldwide Pinhole Photography Day Os participantes deverão trazer caixas em que a luz não entre (latas de biscoitos, de bebidas, latas de chá).

Worldwide Pinhole Photography Day

As iniciativas multiplicam-se, o trabalho desenvolvido ao longo destes oito anos vai dando os seus resultados. Várias foram as actividades desenvolvidas no período intercalar entre Abril de 2008 e Abril de 2009. Alargou-se o número de praticantes, surgiram novos dinamizadores desta iniciativa. Assim, e culminando no Dia Mundial da Fotografia Estenopeica, o clube "Buraco de Agulha" abre as portas do 31A da Rua Ilha Terceira para receber quantos queiram partilhar o seu interesse por esta prática alternativa da Fotografia. Dia 26 de Abril entre as 10 e as 17 horas o Instituto Português de Fotografia através do clube "Buraco de Agulha" juntar-se-há ao "blog" "Arte Photográfica" para celebrar o percurso da Luz.

30X40 - O Bloco Frontal Está quase Terminado

O caminho da perfeição é uma miragem. Tenho pouco jeito para trabalhos manuais. Mas, resultará para o pretendido. O estenopo já está aplicado. Não era este o diâmetro pretendido, mas foi o mais "perfeito".

30X40 - O Bloco Frontal Está (quase) Terminado

O Bloco Frontal está quase terminado. Depois de seca a colagem faremos um furo de aproximadamente 22 mm sobre o qual aplicaremos uma pequena chapa com um furo de 1mm

"PINHOLE SHOT" - Uma Iniciativa na Invicta

Pois é, convidamos António Gonçalves a estar presente na nossa iniciativa de dia 18 e o convite foi aceite. Assim teremos a oportunidade de apreciar o trabalho desenvolvido por quem mais de 40 anos passados se dedica a este processo alternativo de criação fotográfica. Por esta razão e pelo prazer de aprender fazendo estão desafiados a estar presentes no Instituto Português de Fotografia à Rua Ilha Terceira, 31A - Lisboa Ver mapa http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-PT&geocode=&q=portugal+lisboa+rua+da+ilha+terceira&sll=38.823942,-9.162813&sspn=0.012371,0.028539&ie=UTF8&z=16&iwloc=addr

30X40 - O Primeiro Bloco Está Terminado

Está terminado o primeiro bloco e que corresponde à parte trazeira da 30x40 em construção. Foram utilizadas 5 placas A3 de 5mm de espessura. O cimo e a base foram colados aos topos das placas

A Magia Da Luz - Centro Cultural e de Congressos

As crianças vizualizando o espaço físico que as envolve.

A Magia Da Luz - Centro Cultural e de Congressos

O "Homem Aranha" ganha dimensão de escultura, nas mãos de uma criança

A Magia Da Luz - Centro Cultural e de Congressos

A representação do Eu é sempre uma satisfação para os mais pequenos e o grupo foi activo para a obtenção de uma Fotografia Estenopeica que tivesse a presença dos intervenientes.

A Magia Da Luz - Centro Cultural e de Congressos

Foi fantástico. Eles eram oito, oito crianças à descoberta da Magia da Luz. Uns mais traquinas outros devorando o que se lhes mostrava, alguns, "eu faço". Assim em dois curtos dias fizeram a sua entrada no mundo da Fotografia Estenopeica e da alquimia do processo fotográfico. Construiram as suas câmaras, utilizaram outras, experimentaram, esperararam, esperaram, esperaram, pois se alguns audazes pretenderam tirar um retrato de grupo no interior do CCC e a Luz obrigava a um maior tempo de exposição. Mas, nem por isso desistiram, sei que voltarão. O processo laboratorial encantou-os e as fotografias que realizaram aqui surgirão em breve, para que as revejam e para que todos fiquem felizes, por tão pouco. Mas, será assim tão pouco?

Mais Uma Parede

Uma das laterais está já colocada. Os livros ajudam à tensão exacta entra as partes de forma a que a colagem seja do ponto desejado. O topo das paredes.

"PINHOLE SHOT" - Uma Iniciativa na Invicta

É sempre com grande satisfação que divulgo mais uma iniciativa de Fotografia Estenopeica, esta é na cidade do Porto e pela apresentação parece ser um trabalho a não perder. Este fim de semana (sexta sábado e domingo) apareçam no Porto na exposiçao de Fotos Pinhole "Pinhole Shot". Fica no Breyner 85 que é um edifício antigo reabilitado com Bares, Galeria de arte e Sala de Concertos. O local é a Rua Do Breyner, numero 85 (Perpendicular à Rua de Cedofeita.) A Exposiçao está aberta toda a tarde e até às 22:00. Para quem gosta de sair mais tarde, metade das fotos expostas estao no espaço comum do bar e podem ser vistas até à hora de fecho do espaço (4:00).

30X40 A Saga Continua

A construção da caixa, serão construídas 2 que posteriormente serão ligadas por um túnel. Na sua construção é usada a dimensão A3.

Mr. Pinhole

Aqui tudo e mais alguma coisa http://www.mrpinhole.com/

ESTENOPEICA30X40

O Começo O 30X40 é para mim uma dimensão mítica. Ela vai permitir produzir um negativo que por contacto possibilitará a obtenção de um positivo cuja dimensão me trás recordações do tempo em que a Fotografia "era" 30x40. Mas, acima de tudo é no caso da Fotografia Estenopeica a dimensão que quando realizada provém da utilização de um negativ0 intermédio em película. Agora a caminho.